Jardim vertical: traga a natureza para dentro de casa com estas 11 ideias
Não é por estar em casa que os apaixonados por natureza têm que se manter distantes das plantas. Inspire-se nestes jardins verticais na galeria!
Por Redação
Atualizado em 10 dez 2020, 17h19 - Publicado em 9 jul 2020, 16h59
(Divulgação/CASACOR)
1/11 CASACOR Ribeirão Preto 2019. Welness Lounge - Roberta Alonso e Mariana Oliveira. O lounge com vocação multiuso reúne poltronas e estofados variados em conexão total com a natureza, reforçada pelo jardim vertical que integra a decoração.(Divulgação/CASACOR)
2/11 CASACOR São Paulo 2019. Jardim da Passarela - Mauro Contesini. O espaço de 80 m² foi pensado como um lugar de descanso. A parede verde traz o aconchego da natureza, destacando os balanços. (Divulgação/CASACOR)
3/11 CASACOR São Paulo 2019. Espaço Índigo Comgás - Lao Design e Zoom Urbanismo, Arquitetura e Design. O jardim interativo destaca soluções sustentáveis, como o reaproveitamento de materiais, piso drenante e uma floresta de dutos metálicos reciclados, que fazem frente ao jardim vertical. (Sissy Eiko/CASACOR)
4/11 CASACOR Espírito Santo 2019. Lounge Receptivo Procon - Carlos Eduardo Calmon, Juliana Mattos Guarize e Tassia Hoffmann. O jardim vertical garante o frescor e a sensação de acolhimento no lounge de recepção e espaço administrativo de 40 m². (Felipe Araújo/CASACOR)
5/11 CASACOR Brasília 2019. Estar Lá Fora - Adriana Vasconcelos, Flávia Araújo e Flávia Carvalho. O inverno no cerrado, os tons terrosos e a textura rústica de sua natureza inspirou o jardim. O verde natural dos jardins verticais propõe uma reconexão com a natureza. (Edgard César/CASACOR)
6/11 CASACOR Rio de Janeiro 2019. Varanda do Cais - Carmen Mouro. O jardim vertical que complementa a decoração do deck toma uma extensão de 21 m², e foi repleto de espécies exuberantes como Costela de Adão, jiboias e samambaias. (André Nazareth/CASACOR)
7/11 CASACOR Ribeirão Preto 2019. Capela Para Todos os Santos - Sergio Coelho. A arquitetura contemporânea se abre para o jardim exterior, valorizando os símbolos sacros. Materiais como madeira e o mármore em versão ecológica reforçam ainda mais essa vocação. (Felipe Araújo/CASACOR)
8/11 CASACOR Ribeirão Preto 2019. Varanda Movimento - Daniela Alves Trovo. A parede principal do ambiente interno foi revestida com o frescor do jardim vertical, que é iluminado pela luz natural que penetra através do brise. (Felipe Araújo/CASACOR)
9/11 CASACOR Ribeirão Preto 2019. Banheiro Público Sensorial - Bruno Ortega. O banheiro de 20 m² ganha frescor com o jardim vertical e conforto com a suavidade da madeira. (Felipe Araújo/CASACOR)
10/11 CASACOR Ribeirão Preto 2019. Terraço do Encontro - Isabela Montans. A parede verde injeta cor no espaço, além de conversar com a decoração natural, marcada pelo forro de bambu e os brises de ferro reutilizado. (Felipe Araújo/CASACOR)
11/11 CASACOR São Paulo 2019. Jardim do Sentidos - Bia Abreu. Com 116 m², o espaço mostra a força do verde em composições tropicais que despontam em meio ao cinza, com destaque para o jardim vertical natural.(Felipe Araújo/CASACOR)
Em tempos em que estar em casa adquiriu importância vital, a proximidade com a natureza pode parecer improvável, ainda mais nos lares cuja metragem é reduzida. O paisagismo prova, contudo, que essa não precisa ser a regra. Evidência disso é ojardim vertical — uma alternativa para os apaixonados por natureza que sentem falta de estar do lado de fora, mas nem por isso precisam se manter longe das plantas.
Publicidade
Essas paredes verdes requerem uma estrutura especial adaptada à irrigação, drenagem e fertilização das plantas. Quando inseridos em consonância com o espaço e a decoração, os jardins verticais fazem mais do que levar o verde para dentro de casa, podendo contribuir para a redução de temperatura, o isolamento acústico e a regulação da fauna e flora local. Tudo isso, além de levar muito vigor e energia positiva para o lar.
Publicidade
Na galeria, separamos 11 jardins verticais das mostras da CASACOR 2019 com diferentes soluções para áreas internas e externas. A regra é não ter regra — quanto mais exuberantes e misturadas forem as folhas, mais cheio de vida o jardim. Inspire-se na galeria!
Saiba logo no início da manhã as notícias mais importantes sobre a pandemia do coronavirus e seus desdobramentos. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Assinatura efetuada com sucesso!
Você receberá nossas newsletters pela manhã de segunda a sexta-feira.