Cor do Ano 2026: Coral anuncia Azul Puro para trazer mais equilíbrio
Além da Cor do Ano de 2026, estudo global da AkzoNobel determina três paletas que representam os nossos sentimentos para o próximo ano

A Tintas Coral divulgou, nesta terça-feira (9), sua aposta para a Cor do Ano 2026: o Azul Puro, um tom vibrante e versátil que simboliza equilíbrio, fluidez e clareza em tempos de excesso de estímulos. A escolha foi determinada pela 22ª edição do ColourFutures – estudo global de comportamento e cores da AkzoNobel, fabricante das tintas. Inspirada pelo desejo coletivo de desacelerar, a tendência convida as pessoas a transformarem seus espaços com mais leveza e, ao mesmo tempo, autenticidade.

“Nós vivemos em um mundo superaquecido e acredito que precisamos de frescor para nos acalmar. Por isso, nós escolhemos o azul para 2026. Essa cor transmite silêncio e calma, porém é tão versátil que também pode nos dar energia quando precisamos”, destaca Heleen van Gent, Diretora Criativa do Centro de Estética Global da AkzoNobel, em entrevista à CASACOR.

Além do Azul Puro, uma opção vibrante e cheia de vida, a Coral destaca outras duas tonalidades de azul que complementam a proposta. O Trilha de Pedras é mais claro, enquanto o Profundeza do Oceano, mais escuro. Quanto às variações, Heleen acrescenta: “Azul é a cor mais apreciada em todo o mundo. As pessoas entendem o azul, nós achamos que é porque, quando elas abrem os olhos quando bebês, logo veem o céu azul. Sendo assim, acreditamos que existe um azul para cada ritmo”.
Paletas de Cores 2026
A partir da escolha da Cor do Ano 2026, o ColourFutures determinou três paletas que atendem a diferentes demandas decorativas – ou melhor, diferentes ritmos. “É tudo uma questão de reagir ao mundo em que vivemos de uma maneira individual, ritmos individuais. Se dividirmos esses ritmos em três áreas, seriam: desaceleração, conexão com os outros e conexão com a sua criança interior“, explica a especialista. A partir disso, as paletas apresentadas são:
- Acordes silenciosos: Um ritmo reflexivo para ambientes restauradores, calmos e enraizados. A paleta foi inspirada em paisagens invernais, combinando tons neutros, marrons terrosos e azuis profundos – que favorecem o silêncio e a introspecção. Além do trio de azuis, inclui as cores Doce Luxo, Horizonte, Potes Antigos, Brigadeiro, Chalé Chocolate, Istambul e Recado de Amor.

- Bossa Nova da Alma: Ritmo suave para espaços que equilibram natural e emocional. Evoca técnicas artesanais com a presença dos tons de argila, terracota, bege e rosa empalidecido. Dessa maneira, os azuis agem como contraponto às cores quentes. O clima de conforto e aconchego é ideal para cozinhas e ambientes de convívio em 2026. Entre as escolhas, estão Rosa Empoeirada, Pote de Argila, Cobre Suave, Pé de Moleque, Toque de Centeio, Camelo e Bege Amuleto.

- Folia Tropical: Enfim, um ritmo vibrante e expressivo para celebrar a alegria em si. Multicolorida, a paleta brinca com contrastes ousados e blocos de cor. O Azul Puro assume protagonismo ao lado do amarelo cítrico, verde, rosa e lilás. As composições energizantes combinam com espaços criativos, ambientes de experimentação e quartos infantis. As cores que acompanham os azuis na paleta são Explosão Cítrica, Montanha Distante, Folhas Secas, Litoral del Mar, Salgueiro Jovem, Piquenique no Parque e Jaspe Precioso.

Como foi a escolha da Cor do Ano 2026 pela Coral?
Vale destacar que a definição da Cor do Ano 2026 pela Tintas Coral é mais do que uma escolha estética. Na verdade, o ColourFutures existe há mais de 20 anos com o objetivo de capturar transformações profundas no comportamento das pessoas e na forma como elas se relacionam com os seus espaços. O estudo é liderado pelo Centro de Estética Global da AkzoNobel, com sede em Amsterdã, e reúne especialistas de diferentes continentes. Por sua vez, o Brasil é representado pelas designers Adriana Pedrosa e Carlota Gasparian, do Atelier Adriana e Carlota.

“O objetivo é transformar tendências em histórias de cores. Isso é muito importante para nós, porque sabemos que a cor é algo que as pessoas sentem, que torna as coisas mais pessoais. Quando você mostra uma cor, todos têm uma emoção em relação a ela. Por isso, queremos proporcionar aos nossos clientes e consumidores as emoções de escolher a cor certa para o momento que vivem”, explica Heleen van Gent.

Por fim, a Diretora Criativa da AkzoNobel completa: “É muito sobre sentimentos. Primeiro queremos entender como as pessoas se sentem, assim podemos oferecer as cores que as apoiam e as ajudam a se sentirem bem no contexto desses sentimentos. Nós pensamos que as paletas de cores da ColourFutures realmente podem transformar diferentes setores, é isso que buscamos”.