15 ambientes de CASACOR são indicados ao prêmio Obra do Ano 2025
Prêmio organizado pelo portal Archdaily celebra projetos de países lusófonos que mais impactaram a arquitetura em 2025
Por Rafaela de Oliveira
Atualizado em 24 mar 2025, 17h40 - Publicado em 21 mar 2025, 17h25
Natália Lemos - Casa Raizes do Cerrado. Projeto da CASACOR Rio de Janeiro 2024. (MCA Estúdio/CASACOR)
A primeira lista dos indicados ao prêmio Obra do Ano 2025, maior premiação da arquitetura lusófona realizada pelo portal Archdaily Brasil, foi divulgada nesta semana e conta com 15 ambientes de CASACOR. As categorias que as obras concorrem são: Casas, Habitação Coletiva, Arquitetura Cultural, Arquitetura de Interiores, Arquitetura Hospitalar e Arquitetura Hoteleira.
Publicidade
1/15 PKB Arquitetura - Casa Essência. Projeto da CASACOR Rio de Janeiro 2024. (MCA Estúdio/CASACOR)
2/15 Casa Ñe’é LG, por Nildo José na CASACOR São Paulo 2024. (Theggrau/CASACOR)
3/15 Leandro Neves - Casa Taipa. Projeto da CASACOR Rio de Janeiro 2024. (André Nazareth/CASACOR)
4/15 Módulo Quatro arq+design - Casa Serena. O projeto é um convite ao contato com o mundo interior, ao bem-estar e à tranquilidade e busca valorizar o protagonismo dos tons neutros, imprimindo doses de calmaria e de relaxamento. Os contornos orgânicos e o uso de materiais naturais fazem os olhares dançarem, acompanhando a sinuosidadedos elementos escultóricos que assumem múltiplas funções ao longo do percurso, conectando-se com o imaginário e o afetivo envolvente. (MCA Estúdio/CASACOR)
5/15 Ticiane Lima - Loft (In)terno. Projeto da CASACOR São Paulo 2023. (MCA Estudio/CASACOR)
6/15 Nicholas Oher e Paloma Bresolin - Fachada. Projeto da CASACOR Paraná 2024. (Bia Nauiack/CASACOR)
7/15 Natan Gil Arquitetura - Casa do Silêncio Peugeot. Projeto da CASACOR São Paulo 2024. (Carolina Mossin/CASACOR)
8/15 Cacau Ribeiro Interiores - Nosso Próprio Tempo. Aproveitar o melhor dos dias, recebendo amigos e viajando: objeto de desejo, esse estilo de vida foi personificado na forma de um casal maduro, a quem se destina esta morada de 120 m². “Valorizamos o conforto e o bom design. Os habitantes deste loft desejam viver rodeados de boas lembranças”, resume a designer. Peças de mobiliário assinadas por ela fazem companhia a outras de Alfio Lisi e Isabelle De Mari e à luminária-ícone Sampei, do italiano Enzo Calabrese. Em nome das atitudes sustentáveis, apenas tintas à base d’água, lâmpadas de led e equipamentos elétricos eficientes integram o espaço. (MCA Estúdio/CASACOR)
9/15 Natália Lemos - Casa Raizes do Cerrado. Projeto da CASACOR Rio de Janeiro 2024. (MCA Estúdio/CASACOR)
10/15 Bric Arquitetura - Mariana Teixeira e Pedro Pantoja - Palacito Bric. Projeto da CASACOR Rio de Janeiro 2023. (André Nazareth/CASACOR)
11/15 Elaine Zanon e Claudia Machado - Refúgio DECA. Projeto da CASACOR Paraná 2024. (Bia Nauiack/CASACOR)
12/15 Jeferson Branco Arquitetura - t3chno.Delta. Projeto da CASACOR Santa Catarina | Balneário Camboriú 2023. (Everton Martins/CASACOR)
13/15 Roziane Faleiro - Elisa Café. Um ambiente eficiente, sustentável e carregado de memórias, com layout configurado de acordo com o uso do espaço. Ao fundo, bancada funcional com todos os equipamentos para o preparo do café e mesa compartilhada para a área de degustação. Poltronas de leitura se conectam com os livros dispostos no móvel de memórias. Mobiliário contemporâneo em sintonia com outros garimpados reforçam a sustentabilidade do projeto. (Gustavo Xavier/CASACOR)
14/15 STUDIO126 ARQUITETURA (Evandro Melato e Pabrício Amaral) - Capela das Folhas. Projeto da CASACOR Minas Gerais 2023. (NY18/CASACOR)
15/15 Piacesi Arquitetura - Casa Branca. Projeto da CASACOR Minas Gerais 2019. (Gustavo Xavier/CASACOR)
Pelo 9º ano consecutivo, os vencedores do concurso são escolhidos por voto popular que define o que há de melhor em inovação e design. Todas as obras que fazem parte da competição têm origem em dez países lusófonos: Brasil, Portugal, Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, Timor-Leste, Guiné Equatorial, Macau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.
Ticiane Lima – Loft (In)terno. Projeto da CASACOR São Paulo 2023. (MCA Estudio/CASACOR)
A votação acontece no site do Archdaily Brasil. Depois de votados, os 15 projetos mais bem colocados irão passar para a segunda fase do prêmio Obra do Ano, que começa em abril. Já a divulgação das obras vencedoras acontecerá no dia 10 de abril.