Mesmo antes da abertura, a 33ª edição da CASACOR Brasília já começa a deixar seu legado. O evento iniciou a revitalização do prédio da Casa do Candango, na Asa Sul – espaço que receberá a mostra este ano. Abandonado por mais de uma década, o edifício apresentava infraestrutura em estado de deterioração. Agora, será completamente restaurado para se tornar um ambiente moderno, digno e seguro para a instituição que acolhe crianças em situação de vulnerabilidade.

As benfeitorias incluem a restauração da fachada, vidros e pisos, além da recuperação das caixas d’água, lajes, telhados e das redes de água, esgoto e águas pluviais. Toda a infraestrutura elétrica será refeita. Os jardins ganharão novos gramados e será construído um estacionamento no terreno.

Ao ocupar e restaurar o prédio, a CASACOR Brasília reforça o compromisso com o tema deste ano da mostra ‘Semear Sonhos’. Com projeto de 1977, o prédio funcionou até 1996 atendendo crianças de 0 a 6 anos em situação de vulnerabilidade social, de segunda-feira a sábado. “A CASACOR Brasília reafirma com a edição na Casa do Candango o seu compromisso com a valorização da cultura, da memória e do desenvolvimento sustentável”, afirmou Sheila Podestá, uma das sócias à frente da mostra.

“A escolha da Casa do Candango, uma construção histórica, se conecta diretamente ao tema de 2025”, destacou Eliane Martins. “O local, que carrega a memória dos trabalhadores que ergueram Brasília, terá um novo uso para o espaço após a mostra”, completou Moema Leão.

Para a presidente da Casa do Candango, Margarida Kalil, esta será a concretização de um desejo antigo. “Um sonho que se concretizou. Não poderíamos estar mais felizes de voltar a receber nessa construção um espaço para desenvolvimento de projetos e oficinas à comunidade”.
Mostra
Este ano, a CASACOR Brasília terá 47 ambientes inspirados no conceito ‘Semear Sonhos’. O tema desta edição fundamenta-se em três eixos: sonhos coletivos, ecossistemas em cooperação e confluência de saberes.

O primeiro eixo é um convite à reflexão sobre a capacidade de sonhar coletivamente e criar um futuro sustentável, que guie as ações humanas com harmonia e colaboração com a natureza. O segundo pilar destaca a integração entre o urbano e o natural, promovendo cidades como ecossistemas vivos que desafiam a separação entre o ambiente construído e a natureza. A proposta é criar cidades que funcionem como florestas.

Já o terceiro eixo enfatiza a colaboração entre diversas disciplinas e culturas. A transdisciplinaridade é apresentada como essencial para desenvolver soluções inovadoras e sustentáveis que conectem áreas como arquitetura, engenharia, biologia e ciências sociais.

Serviço – 33ª CASACOR Brasília
Quando: 13 de agosto a 12 de outubro de 2025
Special Sale: 11 e 12 de outubro
Onde: Casa do Candango – SGAS 603
Classificação: Livre.
Acessibilidade: a mostra é acessível em toda a sua extensão.
Informações: A CASACOR Brasília 2024 não é um evento PETFRIENDLY. Exceção para cães-guia. Nossa equipe estará em toda a mostra para te auxiliar. Não é autorizado o uso de equipamentos profissionais como, tripé, luz e acessórios para captação de imagem/foto/vídeo durante a visitação do público.
Mais informações:
@casacor_brasilia