Continua após publicidade

André Carvalho assina coleção de móveis para dentro e fora de casa

Com linhas minimalistas e estrutura robustas, as peças foram inspiradas em paisagens que trazem sensação de calma

Por Nádia Simonelli
7 jul 2025, 14h00

O arquiteto e designer André Carvalho se dedica ao desenho de mobiliário desde 2012, quando ainda estava na faculdade. Os cursos de marcenaria e a experimentação nos laboratórios da FAU-USP, onde se formou, moldaram o futuro do profissional no universo do design. Hoje, André tem sua produção marcada pela funcionalidade, conforto e durabilidade — tanto visual quanto material.

Detalhe da cadeira da coleção Havaí, desenhada por André Carvalho.
Detalhe da cadeira da coleção Havaí, desenhada por André Carvalho. (divulgação/CASACOR)

A recém-lançada Linha Havaí é fruto desse processo de amadurecimento profissional e nasceu da ideia de criar móveis que ajudam a compor uma atmosfera de tranquilidade nos ambientes. De estilo minimalista, as peças exibem formas simples, bem resolvidas e foram pensadas para espaços de respiro, que podem ser dentro ou fora de casa. “Cada móvel foi desenhado para se adaptar com leveza a diferentes contextos, mantendo um equilíbrio entre robustez estrutural e delicadeza no uso dos materiais”, explica o designer.

Mesa lateral da coleção Havaí, por André Carvalho.
Mesa lateral da coleção Havaí, por André Carvalho. (divulgação/CASACOR)

Apesar da leveza do desenho, a estrutura metálica com pintura eletrostática garante resistência e durabilidade, enquanto o cedro rosa, com acabamento em óleo ou polisten, valoriza o toque e o aconchego da madeira. “As peças têm presença serena e convidam a pausa, a convivência, o corpo presente. Como quem caminha descalço da sala para o quintal. Como quem se deita na areia”, reflete André.

Continua após a publicidade
Banqueta da Linha Havaí, criada por André Carvalho.
Banqueta da Linha Havaí, criada por André Carvalho. (divulgação/CASACOR)

De início, a linha Havaí teve início com o lançamento da cadeira e, agora, se expandiu com novas peças — como mesas e banquetas —, mantendo o mesmo desenho. A inspiração veio de um Havaí imaginado por André, que não é lugar, mas uma sensação. “Faz lembrar que o que a gente chama de paraíso, às vezes, pode ser só uma questão de estar bem onde se está”, conclui.

Publicidade