Continua após publicidade

Quarto sem graça? 7 truques para levar personalidade ao ambiente

Transformar um quarto sem graça em um ambiente cheio de personalidade não exige grandes reformas, mas sim escolhas conscientes

Por CASACOR Publisher
Atualizado em 1 set 2025, 18h27 - Publicado em 1 set 2025, 12h00

Um quarto não é apenas o lugar onde descansamos: ele é também um reflexo íntimo daquilo que somos. Muitas vezes, porém, esse espaço acaba ficando reduzido a um ambiente funcional, sem elementos que transmitam autenticidade. Quando falta personalidade, o quarto pode se tornar impessoal, frio e pouco inspirador, afetando até mesmo a sensação de acolhimento no dia a dia.

Publicidade
Marilia Warken - Suíte MW. Projeto da CASACOR Rio Grande do Sul 2025.
Marilia Warken – Suíte MW. Projeto da CASACOR Rio Grande do Sul 2025. (Cristiano Bauce/CASACOR)

Transformar um quarto sem graça em um refúgio com identidade não exige grandes reformas ou investimentos. Pequenos ajustes, escolhas certeiras de cores, objetos e texturas já são capazes de redefinir a atmosfera. Ao repensar detalhes como iluminação, roupas de cama e itens decorativos, o ambiente ganha calor humano e uma estética que conecta beleza e bem-estar. Confira as dicas abaixo!

Publicidade

1. Aposte nas cores com significado

As cores têm a capacidade de mudar a percepção de um quarto de forma imediata. Enquanto tons claros ampliam a sensação de leveza, paletas mais escuras trazem dramaticidade e profundidade. Vale explorar combinações inusitadas, como azul petróleo com mostarda ou verde oliva com terracota. Essas escolhas transformam a neutralidade em um ambiente cheio de força estética e identidade.

Continua após a publicidade
Roberta Alonso - Casa Bem Vivida Electrolux. Projeto da CASACOR RIbeirão Preto 2025.
Roberta Alonso – Casa Bem Vivida Electrolux. Projeto da CASACOR RIbeirão Preto 2025. (Divulgação/CASACOR)

2. Invista em iluminação aconchegante

A luz é um recurso essencial para dar vida a um quarto. Diferentes pontos de iluminação — como abajures, luminárias de parede ou fitas de LED embutidas — criam camadas de aconchego. Além da funcionalidade, a iluminação também pode ser decorativa. Uma luminária escultural ou pendente delicado funciona como ponto de destaque, valorizando o espaço com personalidade.

Publicidade
Nando Nunes - Casa Novembro Essence. Projeto da CASACOR Goiás 2025.
Nando Nunes – Casa Novembro Essence. (Edgard Cesar/CASACOR)

3. Texturas que contam histórias

Tecidos são um dos caminhos mais eficazes para trazer calor a um quarto. Linho, veludo e algodão adicionam sensação de conforto, enquanto mantas e almofadas com diferentes relevos enriquecem a composição. Camadas de tecidos convidam ao toque e fazem com que o espaço se torne mais acolhedor, afastando qualquer traço de monotonia.

Beatriz Quinelato Arquitetura - Sopro. Texturas naturais, cores terrosas e formas suaves respondem pelo jeito caloroso desta suíte máster de 45 m², idealizada como refúgio urbano sob a ótica de um estilo de vida simples e consciente. Entre os materiais, distinguem-se as pedras brutas usadas na bancada do banheiro, na área do boxe e na base da lareira, além do forro de madeira com trama quadriculada. A cama está rodeada de arte: do teto pende a curiosa escultura Seres, de madeira e cerâmica, assinada por André Ferri. Rente à cortina, vê-se Palavra Cruzada, um delicado emaranhado de resina e cobre, trabalho de Luiz Hermano.
Beatriz Quinelato Arquitetura – Sopro. Projeto da CASACOR São Paulo 2025. (Denilson Machado, do MCA Estúdio/CASACOR)

4. Arte e objetos afetivos

Nada imprime mais autenticidade a um quarto do que a presença de arte e objetos pessoais. Quadros, esculturas e fotografias refletem gostos individuais e criam pontos de interesse. Esses elementos funcionam como narrativas visuais, tornando o espaço único e carregado de significado.

Publicidade
Continua após a publicidade
MAJ Arquitetura - Cabana do Parque. Projeto da CASACOR São Paulo 2025.
MAJ Arquitetura – Cabana do Parque. Projeto da CASACOR São Paulo 2025. (Denilson Machado, do MCA Estúdio/CASACOR)

5. Cabeceira como protagonista

A cabeceira é o elemento central em muitos quartos e pode se transformar em peça de destaque. Modelos estofados, em madeira ripada ou mesmo versões pintadas na parede valorizam o espaço com estilo. Personalizar a cabeceira é uma forma de fugir da padronização, trazendo um toque exclusivo e sofisticado ao ambiente.

Jenyfer Palma e Karen Berta Arquitetura - Casulo - Suíte dos Hóspedes. Projeto da CASACOR Rio Grande do Sul 2025.
Jenyfer Palma e Karen Berta Arquitetura – Casulo – Suíte dos Hóspedes. Projeto da CASACOR Rio Grande do Sul 2025. (Cristiano Bauce/CASACOR)

6. Plantas para revitalizar o quarto

A presença do verde natural é um recurso simples e poderoso para dar vida a um quarto. Espécies como jiboia, espada-de-são-jorge e lírio-da-paz são fáceis de manter e trazem frescor imediato. As plantas também melhoram a qualidade do ar, equilibrando estética e bem-estar em um mesmo espaço.

Publicidade
PN+ | Paula Neder - Loft Alvorá. Projeto da CASACOR São Paulo 2025.
PN+ | Paula Neder – Loft Alvorá. Projeto da CASACOR São Paulo 2025. (Denilson Machado, do MCA Estúdio/CASACOR)

7. Tapetes que delimitam e aquecem

O tapete é mais do que um item funcional: ele delimita áreas, traz conforto aos pés e cria uma base visual para o quarto. Modelos estampados ou com cores intensas acrescentam personalidade em segundos. Além disso, a escolha do material — lã, algodão ou fibras naturais — reforça o estilo que se deseja imprimir no ambiente.

Continua após a publicidade
Dinah Lins - Loft Sem Pressa. Projeto da CASACOR Bahia 2025.
Dinah Lins – Loft Sem Pressa. Projeto da CASACOR Bahia 2025. (Bia Nauiack/CASACOR)

CASACOR Publisher é um agente criador de conteúdo exclusivo, desenvolvido pela equipe de Tecnologia da CASACOR a partir da base de conhecimento do casacor.com.br. Este texto foi editado por Yeska Coelho.

Publicidade

 

 

Publicidade
Publicidade