Continua após publicidade

4 formas de usar cores na decoração segundo a CASACOR Ribeirão Preto

Os ambientes da CASACOR Ribeirão Preto mostram que as cores na decoração atuam como linguagem capaz de estruturar e transformar a vivência em cada espaço

Por Milena Garcia
29 ago 2025, 11h57

A presença de cores na decoração é um dos recursos mais eficazes para definir atmosferas, valorizar volumes arquitetônicos e criar identidade nos ambientes. Nos ambientes CASACOR Ribeirão Preto, essa escolha vai além da paleta tradicional, explorando tonalidades ousadas como parte essencial da experiência espacial.

Rose Araujo e Eloisa Mondi - Cozinha do Chef. Projeto da CASACOR RIbeirão Preto 2025.
Rose Araujo e Eloisa Mondi – Cozinha do Chef. (Felipe Cuine/CASACOR)

Muito além do papel estético, as cores influenciam emoções, organizam fluxos e até mesmo ampliam a sensação de espaço. Os projetos da mostra em 2025 trabalham essa abordagem com sofisticação, demonstrando como pequenas escolhas cromáticas podem ter grande impacto no cotidiano. A seguir, destacamos as quatro maneiras de apostar em cores que mais chamaram atenção!

Nas paredes

As paredes funcionam como o primeiro suporte para trabalhar cores na decoração. Nesse sentido, os exemplos da CASACOR Ribeirão Preto para se inspirar são os lavabos de Natalia Hetem (Lavabo Futurista) e Vanessa Chieregato (Lavabo Trama).

Continua após a publicidade
Natalia Hetem - Lavabo Futurista. Projeto da CASACOR Ribeirão Preto 2025.
Natalia Hetem – Lavabo Futurista. Projeto da CASACOR Ribeirão Preto 2025. (Felipe Cuine/CASACOR)

O ambiente de Natalia Hetem se destaca pelas paredes roxas vibrantes, que remetem aos tons observados nas fotografias das galáxias. Isso porque o espaço propõe uma viagem ao futuro – com referências futuristas, pegada sustentável e elementos temáticos. 

Vanessa Chieregato - Lavabo Trama. Projeto da CASACOR Ribeirão Preto 2025.
Vanessa Chieregato – Lavabo Trama. Projeto da CASACOR Ribeirão Preto 2025. (Divulgação/CASACOR)

Por sua vez, Vanessa Chieregato buscou referências na arte, artesanato, história, música e poesia. Com materiais diversos, a arquiteta apostou na paginação listrada aliada à pintura amarela como plano de fundo para os detalhes decorativos. 

Nos móveis planejados

Com criatividade, a marcenaria também pode ser protagonista quando falamos sobre o uso de cores na decoração. Os armários planejados presentes nos ambientes de Roberta Alonso (Casa Bem Vivida Electrolux) e Rose Araujo e Eloísa Mondi (Cozinha do Chef) provam isso com maestria. 

Roberta Alonso - Casa Bem Vivida Electrolux. Projeto da CASACOR RIbeirão Preto 2025.
Roberta Alonso – Casa Bem Vivida Electrolux. Projeto da CASACOR RIbeirão Preto 2025. (Divulgação/CASACOR)

Equilibrando elegância, praticidade e conforto, Roberta Alonso escolheu móveis esverdeados para compor sua cozinha gourmet. O tom discreto entra em sintonia com as texturas naturais e as superfícies lisas, acolhendo e ampliando a sensação de bem-estar no espaço. 

Rose Araujo e Eloisa Mondi - Cozinha do Chef. Projeto da CASACOR RIbeirão Preto 2025.
Rose Araujo e Eloisa Mondi – Cozinha do Chef. Projeto da CASACOR RIbeirão Preto 2025. (Felipe Cuine/CASACOR)

Nas poltronas

Paralelamente, as poltronas são um dos elementos mais versáteis para quem busca incorporar cores na decoração. Na CASACOR Ribeirão Preto, os ambientes de Joel Pereira, Marina Moro e Viviane Cantarino (Espaço Reconecta) e Paola Cimarello Landgraf (Living Design) são boas referências desse recurso. 

Continua após a publicidade
Joel Pereira, Marina Moro e Viviane Cantarino - Espaço Reconecta. Projeto da CASACOR Ribeirão Preto 2025.
Joel Pereira, Marina Moro e Viviane Cantarino – Espaço Reconecta. Projeto da CASACOR Ribeirão Preto 2025. (Divulgação/CASACOR)

O trio de arquitetos convida o público a recarregar as energias e restabelecer o equilíbrio em meio ao ritmo acelerado da vida urbana em seu oásis na CASACOR. Joel Pereira, Marina Moro e Viviane Cantarino apresentam uma “clínica multidisciplinar” – onde as poltronas coloridas se aliam aos materiais orgânicos, texturas naturais e jardins para promover o relaxamento. 

Paola Cimarello Landgraf - Living Design. Projeto da CASACOR Ribeirão Preto 2025.
Paola Cimarello Landgraf – Living Design. Projeto da CASACOR Ribeirão Preto 2025. (Divulgação/CASACOR)

Já a ideia de Paola Cimarello Landgraf é outra: poltronas vermelhas pensadas para um casal apaixonado por design. Os demais elementos do ambiente incluem mobiliário assinado, obras de arte sofisticadas e madeira freijó como protagonista

Em destaques inusitados – incluindo teto e vãos!

Enfim, quem busca maneiras pouco convencionais de incluir cores na decoração pode colorir os vãos e o teto do ambiente – como fizeram Aéphi Arquitetura (Podcast Resonare e Banheiro Resonare) e Due Maria Arquitetura (Suíte Infantil “Os Sonhos de Maria”) na CASACOR. 

Aéphi Arquitetura - Banheiro Resonare. Projeto da CASACOR RIbeirão Preto 2025.
Aéphi Arquitetura – Banheiro Resonare. Projeto da CASACOR RIbeirão Preto 2025. (Divulgação/CASACOR)

Andresa Tostes e Fabio Grile, da Aéphi Arquitetura, desafiam as expectativas ao incluir tetos azul e vermelho em ambos seus projetos. A sala de podcasts (capa) é marcada pelos móveis em linhas curvas, que remetem às ondas sonoras, enquanto o banheiro acompanha a proposta orgânica – adicionando também materiais naturais, espelhos e materiais em tons escuros.

Due Maria Arquitetura - Lavabo Infantil
Due Maria Arquitetura – Lavabo Infantil “Os Sonhos de Maria”. Projeto da CASACOR RIbeirão Preto 2025. (Divulgação/CASACOR)

A dupla Maria Carolina e Maria Fernanda Murari foi além ao incluir cores nas portas e outros detalhes curvos da suíte infantil. O motivo foi a criação de um refúgio lúdico, que celebra o universo de uma menina apaixonada pela liberdade de imaginar. A proposta foi complementada com flores, estampas exclusivas e referências a cavalos.

Continua após a publicidade
Publicidade