Continua após publicidade

6 erros de decoração que prejudicam a harmonia do ambiente

Evitar os principais erros de decoração não significa seguir regras rígidas, mas compreender o que contribui para a harmonia dos ambientes

Por CASACOR Publisher
11 jul 2025, 08h52

Alguns erros de decoração podem comprometer a harmonia do ambiente mesmo quando o objetivo é criar um espaço bonito e funcional. Desde escolhas desproporcionais até o excesso de objetos, pequenos deslizes se acumulam e geram desconforto visual ou falta de praticidade no dia a dia.

Publicidade
Talita Nogueira - Quarto das Pequenas Pausas. Projeto da CASACOR Paraná 2025.
Talita Nogueira – Quarto das Pequenas Pausas. (Eduardo Macarios/CASACOR)

Observar esses detalhes ajuda a melhorar a circulação, valorizar os móveis e destacar o que realmente importa em cada cômodo. A seguir, listamos os principais equívocos — e como evitá-los — para garantir equilíbrio e personalidade em toda a casa.

Publicidade

1. Móveis desproporcionais ao ambiente

O tamanho dos móveis influencia diretamente na fluidez e no conforto de um cômodo. Um sofá grande demais em uma sala pequena ou uma cama muito volumosa em um quarto compacto podem deixar o espaço claustrofóbico. Por outro lado, móveis muito pequenos em ambientes amplos geram sensação de vazio.

Nando Nunes - Casa Novembro Essence. Projeto da CASACOR Goiás 2025.
Nando Nunes – Casa Novembro Essence. Projeto da CASACOR Goiás 2025. (Edgard Cesar/CASACOR)

2. Falta de iluminação adequada

Um dos erros de decoração mais negligenciados é não considerar a iluminação como parte fundamental do projeto. Ambientes mal iluminados tendem a parecer menores, menos acolhedores e até menos organizados.

Publicidade
Continua após a publicidade
Carla Vanessa Arrisueño Barreto e Viviana Arrisueño Barreto - Espacio Nomada. Projeto da CASACOR Peru 2025.
Carla Vanessa Arrisueño Barreto e Viviana Arrisueño Barreto – Espacio Nomada. Projeto da CASACOR Peru 2025. (Sebastian Aparicio/CASACOR)

3. Excesso de informação visual

Muitas cores vibrantes, estampas conflitantes ou itens decorativos acumulados podem tornar o ambiente cansativo. O excesso de informação visual está entre os erros de decoração mais comuns, especialmente em salas de estar ou quartos, onde o descanso deve ser prioridade.

Fiorella Henriquez - Hilo Invisible. Projeto da CASACOR Peru 2025.
Fiorella Henriquez – Hilo Invisible. Projeto da CASACOR Peru 2025. (Sebastian Aparicio/CASACOR)

4. Cortinas mal escolhidas ou ausentes

Ignorar a importância das cortinas pode comprometer tanto o conforto quanto a estética de um ambiente. Cortinas curtas demais, pesadas em excesso ou mal posicionadas quebram a proporção das janelas e prejudicam a entrada de luz natural.

Publicidade
Fernanda Zulzke Interiores - Jardim de Inverno. Projeto da CASACOR São Paulo 2025.
Fernanda Zulzke Interiores – Jardim de Inverno. (Israel Gollino/CASACOR)

5. Tapetes desproporcionais

Tapetes são peças-chave para demarcar ambientes e trazer aconchego, mas o tamanho errado pode desvalorizar o espaço. Um modelo pequeno demais na sala de estar, por exemplo, pode deixar o cômodo visualmente desconectado.

Izabela Pagani - Ambiente VOLTA. Projeto da CASACOR Rio Grande do Sul 2025.
Izabela Pagani – Ambiente VOLTA. Projeto da CASACOR Rio Grande do Sul 2025. (Cristiano Bauce/CASACOR)

6. Falta de personalidade

Por fim, um dos erros de decoração mais sutis (e talvez mais importantes!) é montar um ambiente que não conversa com o estilo ou as memórias de quem vive ali. Ambientes genéricos, mesmo com bom design, podem parecer impessoais e frios, e não são capazes de transmitir o aconchego desejado.

Publicidade
Mariana Fedulo Arquitetura e Interiores - Lounge do Carro. Projeto da CASACOR Bahia 2025.
Mariana Fedulo Arquitetura e Interiores – Lounge do Carro. Projeto da CASACOR Bahia 2025. (Bia Nauiack/CASACOR)

CASACOR Publisher é um agente criador de conteúdo exclusivo, desenvolvido pela equipe de Tecnologia da CASACOR a partir da base de conhecimento do casacor.com.br. Este texto foi editado por Yeska Coelho.

Continua após a publicidade
Publicidade
Publicidade