Louvre apresenta primeira exposição de moda de sua história
“Louvre Couture, Arte e Moda: Peças Manifestos” está em cartaz até 21 de julho, propondo uma relação entre as artes do museu e a moda

O Louvre, museu de arte mais importante do mundo, promove sua primeira exposição de moda intitulada “Louvre Couture, Arte e Moda: Peças Manifestos”. A mostra reúne criações de alta-costura do estilista alemão Karl Lagerfeld (1933-2019) no período em que esteve à frente da Chanel, e assim retrata a relação entre a arte e a moda dos anos 1960 até hoje.

Em cartaz até 21 de julho, a exposição apresenta 45 estilistas, como Balenciaga, Chanel, Versace e Yves Saint Laurent, e conta com 65 peças de vestuário e 30 acessórios exibidas em meio às obras do Louvre. As criações estão espalhadas em um espaço de 9.000 m², que dialogam diretamente com as as principais obras do acervo de artes decorativas do Louvre: tapeçarias, cerâmicas, retratos e esculturas que vão do império bizantino à França do século XIX, além do próprio layout das galerias do Louvre.

Olivier Gabet, diretor de objetos de arte do museu e curador da exposição, afirma que a relação pessoal entre os estilistas e o Louvre foi o ponto de partida para a exposição ser concretizada. Nesse sentido, a mostra presta homenagem a importantes períodos históricos, ao mesmo tempo em que convida os visitantes a redescobrir os artefatos do Louvre através do prisma dos estilistas contemporâneos.

Entre as coleções expostas está o vestido Dolce & Gabbana bordado com cristais, apresentado diante de um retrato barroco do Luís XIV. Peças icônicas como o vestido de malha metálica de Gianni Versace de 1997 também marcam presença, assim como a jaqueta Chanel inspirada em uma cômoda que faz parte do acervo do museu, a túnica de Paco Rabanne utilizada por Brigitte Bardot e a armadura da Balenciaga feita em impressão 3D.

Além da “Louvre Couture” como iniciativa de associar a arte com a moda, o museu receberá centenas de convidados para o Grand Dîner, jantar de gala beneficente que acontecerá em março deste ano e já é considerado o primeiro Met Gala francês.