Mentes arquitetônicas: 4 livros sobre arquitetura para explorar
Estas publicações sobre arquitetos e suas obras dão um panorama sobre impacto do espaço construído em nossa vida diária

A arquitetura não somente molda cidades, mas também expressa a identidade cultural e histórica de uma sociedade. Conhecer as histórias e as filosofias dos arquitetos mais influentes pode ampliar a compreensão sobre o impacto dos espaços construídos em nossa vida diária. Dessa forma, encontramos para você diferentes publicações sobre arquitetura que exploram as mentes criativas de nomes de destaque da arquitetura nacional. Selecionamos uma lista de livros que são imperdíveis para se aprofundar no mundo da criação arquitetônica. Confira:
1. Gregori Warchavchik – A chegada do moderno

Com organização da arquiteta Silvia Segall, “A chegada do moderno” revê a trajetória do arquiteto Gregori Warchavchik, nascido na Ucrânia mas pioneiro da arquitetura modernista no Brasil. No decorrer de 732 páginas, a obra conta com uma seleção dos principais projetos de Warchavchik, desde a casa da rua Santa Cruz até projetos de clubes do fim dos anos 1950. Além disso, o livro reúne obras construídas, projetos não executados, desenhos de mobiliário assinados pelo profissional, entrevista de Paulo Mendes da Rocha e textos de Ivo Giroto, da FAUUSP, do arquiteto Carlos Warchavchik, neto de Gregori, e de Maria Cecilia Loschiavo.
2. Carlos Motta

Neste livro de artista, Carlos Motta apresenta 50 anos de trabalho multifacetado, com ênfase para sua experimentação em design, marcenaria, arquitetura e construção. Por meio de fotografias selecionadas pelos artistas Fernando Lazlo, Mauro Restiffe e Layla Motta, o profissional optou por oferecer uma experiência sensorial na obra que une fantasia e realidade, deixando de lado o comum padrão de texto descritivo de técnicas construtivas, ergonomia, nomes de madeiras ou conceitos arquitetônicos.
3. Sig Bergamin – Eclectic

Intitulada “Eclectic”, a obra dá destaque para o trabalho de Sig Bergamin e apresenta mais de uma dúzia de casas, incluindo a do próprio profissional. O terceiro livro de Bergamin com a Assouline – editora francesa especializada em publicações de luxo e design –, abrange os últimos projetos do arquiteto e designer, que vão desde de um apartamento em Nova York a uma mansão idílica no campo. Com prefácio de Ralph Pucci e introdução de James Reginato, este livro evidencia a abordagem ousada e criativa de Bergamin ao design.
4. Lina por Aldo – Afinidades no pensamento dos arquitetos Lina Bo Bardi e Aldo van Eyck

Ao longo de 400 páginas, “Lina por Aldo – Afinidades no pensamento dos arquitetos Lina Bo Bardi e Aldo van Eyck” busca aproximar as ideias e as obras dos dois arquitetos. O livro é ilustrado com fotografias inéditas feitas por Van Eyck, Corbusier e Frank Lloyd Wright das obras de Bo Bardi no Brasil. “Lina por Aldo” reúne dez ensaios de autores de diversas partes do mundo que refletem sobre as convergências e contrastes na obra dos dois profissionais, além de contar com um texto escrito por Aldo van Eyck sobre Lina Bo Bardi, chamado “Um dom superlativo”.