Continua após publicidade

Confira a programação de museus para o aniversário de São Paulo

Listamos alguns museus que irão oferecer entrada gratuita para comemorar o 471º aniversário da cidade neste sábado (25)

Por Rafaela de Oliveira
Atualizado em 27 jan 2025, 15h47 - Publicado em 25 jan 2025, 12h00

Em comemoração aos 471 anos de São Paulo, diferentes museus preparam programações especiais com entrada gratuita para trazer reflexões sobre a história e cultura da cidade, seja com trabalhos audiovisuais, exposições, shows, visitas guiadas e, até mesmo, rodas de leituras. Separamos aqui algumas opções desses polos que irão explorar a riqueza de São Paulo neste sábado, 25 de janeiro:

Museu Afro Brasil Emanoel Araujo

Ocupação da fachada do Museu Afro Brasil pelo Coletivo Coletores
(Joyce Cury/Divulgação)

Nos dias 24 e 25 de janeiro, o Museu Afro Brasil Emanoel Araujo receberá em sua fachada uma projeção em vídeo inédita do Coletivo Coletores, duo formado por Flávio Camargo e Toni Baptiste. A obra intitulada AKOMA é uma narrativa visual que reúne histórias e territórios afro-latinos, e terá como suporte a arquitetura da sede do museu. O trabalho explora narrativas de personalidades e eventos que simbolizam resistência e luta pela memória e pelos direitos humanos. Serão realizadas cinco sessões diárias da projeção, com duração de 15 minutos cada, entre o período das 19h30 às 21h30.

Endereço: Marquise do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo | Parque Ibirapuera, Portão 10 –  Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Vila Mariana, São Paulo/SP
Datas: 24 e 25 de janeiro de 2025
Horário de funcionamento: 19h30 às 21h30

MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand

Entrada do Edifício Pietro Maria Bardi do MASP
(Leonardo Finotti/Divulgação)


Com entrada gratuita nos
dias 25 e 26 de janeiro, o MASP promoverá o evento Prelúdio, que ocupará o Edifício Pietro Maria Bardi. Será a primeira vez que o museu abrirá as portas do novo prédio para o público, antes da abertura oficial. Entre os destaques das atrações para o fim de semana está a leitura inédita e dramatizada de cartas escritas por Lina Bo Bardi – arquiteta que projetou o prédio original do museu – para Pietro Maria Bardi, seu marido e primeiro diretor artístico do MASP. Terá shows de Xênia França e do grupo Bixiga 70, que se apresentará com a cantora e compositora Tássia Reis. A agenda musical conta ainda com o Coral Heliópolis, que fará um espetáculo com composições populares e eruditas, e a Studio3 Cia de Dança e a bailarina e coreógrafa Morena Nascimento, que farão performances de dança. Já a programação infantil contará com atividades que estimulam o movimento corporal, a partir de danças e músicas com o grupo Barbatuques e Cris Gouveia – acompanhado dos músicos Marcellus Meirelles e Roberta Kelly –, além de atividades recreativas, como intervenção circense com balões do Circo Show. 

Continua após a publicidade

O Edifício Lina Bo Bardi também fará parte da comemoração com a abertura das persianas da Galeria do 2º andar ao entardecer, proporcionando ao público uma visão panorâmica da Avenida Paulista e do centro de São Paulo. Para isso, o horário de funcionamento do edifício será estendido até às 21h.

Endereço: MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand | Avenida Paulista, 1578 – Bela Vista
Horário de funcionamento: A partir das 10h nos dois dias
Ingresso: Mesmo que gratuito, a partir do dia 23 de janeiro é necessário retirar o ingresso pelo site masp.org.br para todas as atividades da programação.

Casa das Rosas

casa das rosas
(Divulgação/Divulgação)

Já na Casa das Rosas, o público é convidado a interagir e a imaginar outros modos de viver na cidade de São Paulo. No dia 25, o Núcleo de Ação Educativa realizará a visita temática “Avenida Paulista e as Transformações Urbanas”, promovendo uma conversa sobre a relação da Casa das Rosas com seu território e a história recente da cidade, além de discutir as mudanças arquitetônicas e sociais ocorridas entre o final do século XIX até os dias de hoje na Avenida Paulista. Para a ocasião, serão disponibilizadas 20 vagas para participação presencial em ordem de chegada com retirada de senha.

Endereço: Av. Paulista, 37, Bela Vista
Horário de funcionamento: das 14h30 às 16h

Continua após a publicidade

Pinacoteca

pinacoteca de são paulo
(Levi Fanan/CASACOR)

Também em comemoração ao aniversário de São Paulo, a Pinacoteca terá uma visita guiada “São Paulo e o acervo”, com o curador Yuri Quevedo, que estabelecerá relações entre o edifício centenário da Pina Luz e a cidade. O percurso debate as estratégias que artistas de contextos diversos usaram para imaginar e representar o território, a paisagem e a cidade. Além disso, o educativo do museu realiza uma oficina de experimentações artísticas e proporciona jogos relacionados às obras do acervo.

Endereço: Edifício Pina Luz* | Praça da Luz, 2, Bom Retiro, São Paulo — SP
*Ponto de encontro: Octógono
Horário: 11h

Ainda na Pinacoteca, mas durante à tarde, a dupla Viola Paulista, formada por João Arruda e Levi Ramiro, ocupará o pátio interno do edifício Pina Luz, em diálogo com a exposição “Caipiras: das derrubadas à saudade”. Os mestres violeiros oferecem ao público um encontro com a magia da viola, em um mergulho profundo nas raízes e na criatividade da música brasileira a partir da rica cosmologia caipira. Para enriquecer o diálogo musical, os mestres partilham suas violas com a delicadeza da flauta de Ester Alves.

Endereço: Edifício Pina Luz, no Pátio interno | Praça da Luz, 2, Bom Retiro, São Paulo – SP
Horário: 15h

Continua após a publicidade

Museu do Ipiranga

Museu do Ipiranga, São Paulo

O Museu do Ipiranga terá um show da sanfoneira Adriana Sanchez, que toca canções de músicos queridos pelo público paulistano. O repertório da artista inclui canções de grandes cantores e compositores como Paulo Vanzolini, Tom Zé, Rita Lee, Maria Rita e Adoniran Barbosa. A performance, que terá a presença de um intérprete de Libras, inclui, ainda, canções de Luiz Gonzaga, homenageando os viajantes que partiram do Nordeste e firmaram raízes em São Paulo. 

Endereço: Auditório do Museu do Ipiranga | Parque da Independência – Ipiranga
Horário: 11h
Ingressos gratuitos: Retirada com uma hora de antecedência, na bilheteria do Museu do Ipiranga. Sujeito à disponibilidade. 

Além da tradicional gratuidade no dia 25, o Museu também terá entrada gratuita no domingo, dia 26, por iniciativa da Shell, uma das mantenedoras do Museu. Assim, os visitantes poderão aproveitar a programação especial preparada para a data, incluindo a visita ao edifício-monumento, ao acervo em exibição e ao mirante, que oferece uma vista panorâmica da cidade.

Continua após a publicidade

Endereço: Museu do Ipiranga | Parque da Independência – Ipiranga
Horário: das 10h às 17h (última entrada: 16h)
Ingressos: Os ingressos serão distribuídos gratuitamente na bilheteria, no dia da visita, a partir das 9h.

MAS-SP – Museu de Arte Sacra de São Paulo

Museu de Arte Sacra de São Paulo
(Divulgação/Divulgação)

O Museu de Arte Sacra de São Paulo, em parceria com a Sociarte (Sociedade dos Amigos da Arte de São Paulo), inaugura a exposição “Memorabilia – Colecionando Memórias de São Paulo” no dia 25 de janeiro. A mostra irá celebrar a história e a cultura da cidade de São Paulo, apresentando peças que despertam memórias e conectam a comunidade paulistana às suas raízes. A exposição, que fica em cartaz até 9 de março, reúne iconografias que retratam paisagens, cenas do cotidiano e monumentos, além de destacar a plasticidade artística em pinturas, esculturas e objetos comemorativos. Ao longo da mostra serão realizadas atividades educativas e visitas mediadas.

Endereço: Avenida Tiradentes, 676
Horário: das 9h às 17h

Publicidade