Continua após publicidade

Edifício Martinelli reaberto: 4 motivos que fazem a visita valer a pena

O Edifício Martinelli voltou a receber o público gratuitamente às terças-feiras em diferentes horários; saiba o que esperar do passeio!

Por Milena Garcia
Atualizado em 25 ago 2025, 10h39 - Publicado em 21 ago 2025, 13h52

O Edifício Martinelli foi reaberto à visitação do público após passar um período fechado para restauração. As visitas, organizadas pela Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo através do projeto “Vai de Roteiro”, são 100% gratuitas. Com duração de 45 minutos, o tour inclui os dois últimos andares do prédio icônico – com direito a boas curiosidades sobre história e arquitetura ao longo do caminho!

Visita Guiada ao Edifício Martinelli
(Milena Garcia/CASACOR)

Os passeios guiados acontecem às terças-feiras nos seguintes horários: 12h30, 13h30, 14h30, 15h30, 16h30 e 17h30. Os interessados devem reservar seus ingressos pela plataforma Sympla, sempre na quinta-feira anterior à data de interesse ao meio-dia. Do contrário, vale arriscar a sorte na entrada do edifício nos dias e horários disponibilizados. 

4 motivos para fazer a visita guiada ao Edifício Martinelli

Com a reabertura do Edifício Martinelli, a visitação guiada é uma boa indicação de passeio gratuito para quem busca aprender e admirar vistas (internas e externas) de tirar o fôlego.

1. Aula sobre a história de São Paulo

A visita guiada ao Edifício Martinelli inclui uma rápida aula de história (cerca de 15 minutos) ministrada pelos guias responsáveis. Nesse momento, é explicado o contexto histórico da construção do prédio – passando pela vinda de Giuseppe Martinelli ao Brasil, seu enriquecimento durante a 1ª Guerra Mundial e posterior queda – até sua ocupação nos tempos atuais.

Continua após a publicidade
Visita Guiada ao Edifício Martinelli
(Milena Garcia/CASACOR)

2. Arquitetura inspiradora

Os apaixonados pelo universo da arquitetura também podem se encantar com as curiosidades sobre o projeto do Edifício Martinelli. Vindo de uma família de construtores, Giuseppe Martinelli utilizou de técnicas construtivas e materiais ousados à época (1924) para que o prédio chegasse à altura de 105 metros – o mais alto da América Latina durante alguns anos! Além contados pelo guia responsável, esses detalhes são vistos de perto durante a visitação.

Visita Guiada ao Edifício Martinelli
(Milena Garcia/CASACOR)

3. Vista panorâmica da cidade

O Martinelli oferece uma vista privilegiada da capital paulista. O tour é realizado nos 25° e 26° andares do prédio – oferecendo uma ótima oportunidade para fotos e para a observação de outros endereços históricos da cidade, como o Edifício Altino Arantes e a Catedral da Sé. Uma boa dica é priorizar os últimos horários abertos à visita (16h30 e 17h30) para apreciar o pôr-do-sol lá de cima.

Continua após a publicidade
Visita Guiada ao Edifício Martinelli
(Milena Garcia/CASACOR)

4. Gratuidade e fácil acesso

Não menos importante, o tour guiado ao Edifício Martinelli se destaca pela democratização ao acesso. Qualquer pessoa pode reservar os ingressos pela plataforma Sympla sem qualquer custo à visita. Além disso, acessar o prédio através do transporte público é simples: basta caminhar alguns minutos das estações São Bento (3 minutos) ou Anhangabaú (7 minutos) do metrô. É uma oportunidade para que todos possam conhecer a cidade sob novos ângulos.  

Visita Guiada ao Edifício Martinelli
(Milena Garcia/CASACOR)

Serviço

Vai de Roteiro – Edifício Martinelli

  • Quando: toda terça-feira, a partir do dia 05 de agosto
  • Horários: 12h30, 13h30, 14h30, 15h30, 16h30 e 17h30
  • Endereço: Rua São Bento, 405 – Centro Histórico de São Paulo
  • Outros passeios disponíveis: Museu do Ipiranga, Liberdade, Avenida Paulista, Triângulo Histórico, Centro Novo, Museu do Futebol e outros
  • Mais informações: cotur@prefeitura.sp.gov.br
Publicidade