A artista multimídia Laura Vinci, reconhecida por obras que exploram o tempo, a natureza e os estados de impermanência, inaugurou a exposição FLUXOS no MuBE – Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia, em São Paulo. A mostra reúne esculturas, instalações e experiências sensoriais que dialogam com a arquitetura de Paulo Mendes da Rocha, convidando o público a desacelerar e se conectar com o espaço.

O início da exposição acontece paralelamente à presença de Laura Vinci na CASACOR São Paulo 2025, com uma escultura no ambiente assinado pelo arquiteto João Panaggio. A participação da artista nos dois programas ressalta o cruzamento entre arte, arquitetura e paisagem — tema que permeia a edição deste ano da maior mostra de arquitetura, design e paisagismo das Américas.
Exposição FLUXOS, por Laura Vinci
O MuBE inaugurou a exposição FLUXOS, com curadoria de Agnaldo Farias. Nela, as obras propõem uma imersão sensorial por meio de instalações formadas por estruturas metálicas, sistemas mecânicos e vapor a frio – este último utilizado como material efêmero para evocar a presença do ar e de forças invisíveis.

“Em meus trabalhos, utilizo uma variedade de materiais e técnicas. Mármore, latão, areia e água estão frequentemente presentes em minha produção, e as técnicas de repuxação e fundição são amplamente empregadas. Meu objetivo é provocar uma interação com o público através desses materiais, buscando sensibilizar o olhar e o corpo do espectador”, explica Laura Vinci em entrevista à CASACOR.

Segundo o curador da mostra, FLUXOS faz da visita ao MuBE em uma experiência envolvente e sensorial: “Laura Vinci transforma o espaço em organismo sensível. Em FLUXOS, ela utiliza a matéria como um instrumento para pensar o tempo, a impermanência e as forças invisíveis que nos atravessam. Sua obra não se impõe, mas se insinua, instaurando uma escuta do ambiente e uma desaceleração do olhar”, pontua Farias.

Além da exposição, o programa conta com atividades de formação e arte educação (todas gratuitas!), incluindo visitas guiadas, oficinas e ateliês, ampliando o contato do público com a obra e seus desdobramentos críticos e poéticos.
Laura Vinci na CASACOR SP 2025
A artista também participa da CASACOR São Paulo 2025 com uma instalação no ambiente do arquiteto João Panaggio, o “Claro na Casa Paulistana”. Sob curadoria de Lurdinha Piquet, a obra escolhida é uma versão adaptada de No Ar, que foi instalada na piscina da tiny house.

“Para o projeto de João Panaggio, adaptei uma obra de vapor intitulada No Ar. Optamos por instalar o vapor na piscina, que se localiza entre o espaço interno e externo da casa. Acredito que meu trabalho contribuiu para a integração da construção com o jardim, conferindo ao espaço uma atmosfera mais onírica”, detalha Vinci.

Quanto à relação com o tema Semear Sonhos, ela completa: “Estamos em um momento em que é crucial criar novos modelos de relação entre arquitetura e natureza, e considero que a arte pode ser uma grande aliada nesse processo”.
Serviço FLUXOS no MUBE
- Quando: de 31 de maio a 7 de setembro de 2025
- Onde: Rua Alemanha 221, Jardim Europa (terça a domingo)
Av. Europa 218, Jardim Europa (quarta a domingo) - Horário: terça-feira: 11h às 17h e quarta a domingo: 11h às 18h
- Entrada gratuita
Serviço CASACOR SP 2025
- Quando: de 27 de maio a 3 de agosto de 2025
- Onde: Parque da Água Branca – Rua Dona Ana Pimentel, 37 – São Paulo
- Horário: terça a domingo, das 11h às 21h (entrada permitida até 19h)
- Bilheteria digital: appcasacor.com.br
- Valores: Inteira – R$ 121 / Meia – R$ 60,50