Continua após publicidade

Fachada de padaria une concreto feito in loco e esquadrias de madeira

O escritório Bloco Arquitetos, do elenco CASACOR Brasília, também integra o estabelecimento ao comércio local

Por Nádia Sayuri Kaku
1 jul 2025, 18h00

O projeto da padaria La Boulangerie 306 Sul, desenvolvido pelo escritório Bloco Arquitetos, dos sócios Henrique Coutinho, Matheus Seco e Daniel Mangabeira e elenco CASACOR Brasília, fica em um dos blocos de loja nas quadras comerciais da Asa Sul, em Brasília. Tais blocos possuem marquises frontais sobre calçadas niveladas, conectando as lojas a “marquises ampliadas” nas extremidades. Essas estruturas formam amplas varandas cobertas sobre a área pública de circulação.

Fachada de padaria une concreto feito in loco e esquadrias de madeira. Projeto Bloco Arquitetos. Na foto, varanda na parte externa.
(Julia Tótoli/CASACOR)

O projeto utiliza parte da varanda coberta pública como salão de mesas, fazendo uma referência às tradicionais “mesas de calçada” de restaurantes em cidades tradicionais. O espaço interno da loja é reservado para as cozinhas, banheiros, brinquedoteca, sala de eventos e vitrine – um dos principais destaques do projeto. Sua planta é dividida em duas partes complementares, visíveis a partir da área externa.

Fachada de padaria une concreto feito in loco e esquadrias de madeira. Projeto Bloco Arquitetos. Na foto, vitrine e fachada.
(Julia Tótoli/CASACOR)

O balcão de mostruário dos produtos está voltado para a varanda, enquanto as prateleiras internas são acessíveis aos clientes por meio de um corredor, que também é visível da varanda. Dessa forma, os clientes podem “atravessar” a vitrine e o espaço interno da loja, escolhendo o que desejam, como se estivessem do lado interno do balcão de uma padaria tradicional.

Fachada de padaria une concreto feito in loco e esquadrias de madeira. Projeto Bloco Arquitetos. Na foto, detalhe do concreto da fachada.
(Julia Tótoli/CASACOR)

A materialidade resultante do processo artesanal de construção remete ao próprio processo artesanal de produção da padaria. Por isso, os vestígios do processo construtivo da fachada de concreto foram deixados aparentes. Na área interna, predominam dois materiais: a madeira natural nas portas, esquadrias e mobiliário, e o concreto aparente, presente no piso e no acabamento das fachadas. O concreto foi moldado “in loco” sobre as paredes de fundo.

Fachada de padaria une concreto feito in loco e esquadrias de madeira. Projeto Bloco Arquitetos. Na foto, fachada e jardim.
(Julia Tótoli/CASACOR)

Na área externa, todas as calçadas e varandas foram revestidas com o mesmo tipo de piso cerâmico, semelhante ao encontrado em algumas lojas da região. A disposição do mobiliário nesse espaço permite o livre acesso dos pedestres, sem bloqueios.

Fachada de padaria une concreto feito in loco e esquadrias de madeira. Projeto Bloco Arquitetos. Na foto, fachada e jardim.
(Julia Tótoli/CASACOR)

Próximo às mesas, foi incluído um jardim com arbustos adaptados ao clima local, projetado pela paisagista Ana Paula Rosio. Já o jardim público, situado entre a loja e a rua, foi “adotado” e cuidado pela padaria.

Continua após a publicidade
Fachada de padaria une concreto feito in loco e esquadrias de madeira. Projeto Bloco Arquitetos. Na foto, mesas na parte interna.
(Julia Tótoli/CASACOR)

“O BLOCO Arquitetos consegue captar as expectativas, a personalidade, a funcionalidade e os sonhos do cliente, transformando tudo isso em um projeto de ambientes planejados onde qualidade de vida e bem-estar se encontram e caminham juntos por muito tempo”, diz Guillaume, proprietário da La Boulangerie 306 Sul.

Publicidade