CASACOR São Paulo 2025: 73 ambientes celebram a conexão com a natureza
A CASACOR São Paulo 2025 acontece no Parque da Água Branca até 3 de agosto e traz 73 projetos que traduzem o tema Semear Sonhos

A 38ª edição da CASACOR São Paulo, principal mostra de arquitetura, paisagismo e design de interiores das Américas, ocupa pela primeira vez o Parque da Água Branca, de 27 de maio a 3 de agosto. Com o tema Semear Sonhos, o evento convida o visitante a mergulhar em mais de 73 ambientes assinados por renomados profissionais, ocupando uma área construída de mais de 10 mil m² no coração de um parque urbano com vegetação de Mata Atlântica preservada.
“Esta edição marca um novo momento para a CASACOR enquanto negócio e plataforma. O Parque da Água Branca nos oferece a oportunidade de unir conteúdo, experiência e responsabilidade ambiental em um mesmo território”, destaca André Secchin, CEO da CASACOR.
Confira todos os ambientes!









































































Ao se aproximar da entrada da mostra, o visitante é recebido pela instalação Abram-se as cortinas, da arquiteta Victoria Braga, uma homenagem à história do local que utiliza estrutura de andaimes envolvida por tecidos que delimitam o perímetro da mostra sem obstruir a vista dos icônicos casarões. “Estar no Parque da Água Branca, com toda sua memória e conexão com a cidade, torna essa edição ainda mais especial”, afirma Lívia Pedreira, presidente do conselho curador.
O percurso começa com jardins sensoriais assinados pela estreante Simone Campos e por Helena Elias, seguidos pelo Bosque do Silêncio, do veterano Mauro Contesini, que valorizou os pinheiros existentes sem intervir. Na sequência, a instalação Ninho, de Marko Brajovic, simboliza a conexão entre o humano e a natureza. O centro do Ninho será utilizado para a idealização do Projeto Expedition Point, que se apresenta como uma arena voltada para palestras e conversas educativas. A programação conta com nomes como Jorge Forager, Nik Sabey, Clarice Borian, Alessandra Araujo, Thais Raiz, Amanda Ramos, Luís da Mata e o próprio Marko Brajovic, idealizador do projeto.

A bilheteria, assinada pela Gleuse Ferreira Arquitetura, e o primeiro banheiro unissex, projetado por Luciana Moreno, são pontos de destaque. Nos jardins externos, brilham os projetos de Gilberto Elkis em parceria com sua filha Caroline Elkis, além dos trabalhos de Mônica Costa, Pedro Rabelais, Paula Varga, Estúdio Musgo e Kawai Paisagismo.
Entre os destaques arquitetônicos está a primeira tiny house da mostra, criada pelo carioca João Panaggio. No Prédio 23, entrada principal, o veterano Roberto Riscala assina o paisagismo de boas-vindas, enquanto o lounge da Peugeot, projetado por Gisele Taranto, combina sofisticação e tecnologia.

No hall de entrada, a instalação de Bruna Mayer mescla arte e natureza. Ao lado, a arquiteta Marina Linhares assina o espaço da Portinari com cores vibrantes, enquanto Léo Shehtman apresenta um ambiente masculino e nostálgico. Outros ambientes notáveis incluem os projetos de Traço 8 Arquitetura (Letícia Figueiredo e Priscila Sunao), Bruno Carvalho, Gabriel Rosa, Natan Gil, Romário Rodrigues, Natalia Xavier, Vanessa Martins (SALA2), Paula Neder, Giovanni Vespe e Ana Maria Vieira Santos, além do lounge Banco BRB, assinado pelos arquitetos André Bastos e Pedro Luiz de Marqui.

O ambiente da Deca, assinado por João Armentano, traz o conceito Entre Copas, seguido pelos projetos de Renzo Cerqueira e Rodrigo Cunha (Rodra Arquitetura). Dado Castello Branco, em parceria com seu filho Guilherme, apresenta um living de colecionador, enquanto entre os estreantes destacam-se Larissa Perna (La Rous Studio), Marta Martins, Yara Elias (Lynhas Arquitetura), Felipe Carolo e Fernanda Zulzke.

A escada vermelha inspirada no MASP, projetada por Pedro Coimbra, leva à obra de Juliana dos Santos, que dá acesso ao espaço da Coral, de Mauricio Arruda, que propõe uma casa afetiva, enquanto o Studio Roca (Carlos e Caio Carvalho) assina o ambiente da Brastemp. Completam o primeiro prédio os ambientes de Beatriz Quinelato, Carlos Navero e Melissa Camargo, Paola Ribeiro, Fichberg Arquitetura (Felipe e Eloy Fichberg), Frezza & Figueiredo (Fabrício Frezza e Gabriel Figueiredo) e Gabriel Fernandes.
A alameda para o segundo prédio é emoldurada pelo paisagismo de Catê Poli e João Jadão. No Prédio 22, destacam-se os ambientes da veterana Brunete Fraccaroli e Meneghisso & Pasquotto, OHMA (Nicholas Oher e Paloma Bresolin), Janaina Casagrande, Marcos Serrano Miralles, MAAI Arquitetura (Monica Pinto, Arnaldo Pinho e Isabel Veiga), Marília Aguiar Junqueira, Rodolfo Consoli, Bezerra Panobianco, Tetriz Arquitetura, Tufi Mousse e Daniel de Castro Cunha. O ambiente intitulado Entre Sonhos, assinado pelo arquiteto Lui Costa, é integrado a diversos lounges e acomoda um espaço reservado para eventos. Por fim, a segunda tiny house da mostra é a Casa Viva, de Henrique Freneda, com paisagismo de Luciano Zanardo.

As operações gastronômicas incluem o Café Crema, operação da GHS Live, a doceria Doce Arte, os restaurantes Forneria San Paolo, Mesa Viva e o Guilhotina Bar.
A programação da CASACOR também reflete seu compromisso com inclusão e cultura. Haverá, semanalmente, quatro horários com entrada gratuita, mediante agendamento via App CASACOR (às terças e quartas-feiras, a partir das 18h). Além disso, 30% da mostra terá acesso gratuito permanente ao longo de todo o período do evento, mediante cadastro, além de Rodas de Conversa em parceria com o Museu das Culturas Indígenas.
Todas as construções são temporárias e seguem as diretrizes de tombamento, com melhorias realizadas nos prédios, tais como limpeza interna, higienização das fachadas, instalação de elevadores para acessibilidade, manutenção das coberturas, remoção de divisórias danificadas por cupins e implementação de sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA), além da nova academia com novos equipamentos, bebedouro e acessibilidade, sob supervisão dos órgãos de patrimônio. O evento conta com apoio da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) e do Governo do Estado de São Paulo. A 38ª edição tem patrocínio master da Deca; Banco Oficial BRB; Carro Oficial Peugeot; Tinta Oficial Coral; além dos patrocinadores locais Duratex e Brastemp. Conta também com apoio local da Portinari e parceria midiática com a revista Veja.
“A CASACOR é um evento de arquitetura efêmera. Tudo que foi construído será desmontado com o máximo cuidado, respeito e responsabilidade com o patrimônio do Parque. Nosso compromisso é trazer aos seus frequentadores inspiração, além de promover melhorias aos imóveis utilizados”, explica Darlan Firmato, Diretor de Operações.
SERVIÇO – CASACOR São Paulo 2025
Quando: de 27 de maio a 03 de agosto de 2025
Onde: Parque da Água Branca, Rua Dona Ana Pimentel, 37 – São Paulo/SP
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 11h às 21h (fechamento da bilheteria física 15 minutos após o último horário. A visita poderá acontecer até às 21h)
Bilheteria digital: https://appcasacor.com.br/events/sao-paulo-2025
Valores ingressos:
Inteira – R$121
Meia- R$ 60,50
Compra de ingresso de meia-entrada:
- Idoso a partir de 60 anos
- Estudante apresentando o documento válido com foto ou recibo de pagamento
- PNE (portador de necessidade especiais) e seu acompanhante (conforme lei 12.933/13)
- Professor da rede pública e privada, apresentando o documento válido com foto
- Promoção de pré-venda não válida para meia entrada
- Comprovação de meia-entrada será exigida na porta.
Importante: gratuidade de entrada para crianças com idade comprovada de até 10 anos. 1 (um) CPF pode comprar no máximo 10 ingressos. Venda Grupo: Compras acima de 10 ingressos ou por CNPJ, envie e-mail para bilheteriacasacor@abril.com.br
Sobre a CASACOR
Empresa do Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a maior plataforma cultural de arquitetura, paisagismo, arte e design de interiores das Américas. O evento reúne, anualmente, renomados arquitetos, decoradores e paisagistas e em 2025 chega à sua 38ª edição em São Paulo em um novo endereço, o Parque da Água Branca.